domingo, 31 de maio de 2009

Alimentos light, menos peso na consiência ou na balança?



Praticar uma alimentação saudável é a grande preocupação da população atualmente. A procura da beleza ideal, do corpo sarado, do bem estar físico, e de uma taxa de colesterol baixa, fez com que a procura por alimentos sem ou com pouca gordura aumentasse. E com isso não há um produto hoje que não tenha uma versão light nas prateleiras dos supermercados.

Mas aí vem o questionamento: Será que o produto light engorda menos?

O termo light é referente a um alimento ou bebida que sofreu redução de pelo menos 25% da quantidade de determinada substância quando comparado com o produto original. Pode ser gorduras, açúcar, sal, proteína ou cafeína, por exemplo. O que, em alguns casos, não quer dizer que o produto light tem menos calorias e por isso “não engorda”. Para ocorrer a redução de calorias, é necessário que aja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gorduras e proteina), assim a redução de um nutriente não energético, por exemplo, o sal não interfere na quantidade de calorias do alimento.

Por exemplo, o chocolate light, apesar de ter menos 25% das calorias do que o original continua a ter uma enorme quantidade de calorias. Em outros produtos a redução de calorias é mais significativa, como no caso da Coca Cola. A Coca Cola Light tem 0,9 calorias, enquanto que a normal tem 138 calorias.

Os produtos light são muito usados para as pessoas que querem emagrecer, mas eles têm que ser usados com cuidado, pois muitas vezes por ele ser menos calórico tem-se a idéia de que pode ser usado em maior quantidade. E um produto light ingerido em grande quantidade pode engordar mais do que se usasse um produto normal, portanto eles devem ser consumidos moderadamente, apenas como alternativos na alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário