quarta-feira, 3 de junho de 2009

De bem com o meio ambiente

Como estar de bem é ter as coisas ao nosso redor bem, então cuidar do meio ambiente é uma maneira de nos cuidar. Vamos tratar do uso do papel reciclado, eles são lindos, mas caríssimos, e aí será que vale a pena usá-los?

O papel é um dos produtos que causa maior impacto ambiental, para produzir uma tonelada de papel são necessárias duas a três toneladas de madeira, uma grande quantidade de água e muita energia (é a quinta atividade que mais gasta energia). E o uso de produtos químicos tóxicos na separação e branqueamento da celulose também representa um sério risco para a saúde do meio ambiente.

O alto consumo de papel é um outro grande problema, pois arvores estão sendo derrubadas e o lixo crescendo. Mesmo que algumas empresas utilizem a madeira de reflorestamento essas medidas estão longe de alcançarem uma produção limpa e sustentável.

Reciclar o papel e o papelão ajuda a reduzir o volume de lixo, e evita a derrubada de arvores, mas temos que lembrar que a reciclagem também é uma indústria que consome energia e polui.

Por isso, devemos optar sim pelo uso de papel reciclado, mas o melhor mesmo é optar pelo uso responsável desse papel. Só assim estaremos protegendo o ambiente em que vivemos e garantindo nosso bem estar.

Dicas para o uso de papel com responsabilidade:
- Evite comprar produtos com excesso de embalagem.

- Ao imprimir ou escrever, utilize os dois lados do papel.
- Revise textos na tela do computador e só imprima se for realmente necessário.
- Use filtros, guardanapos e toalhas de pano em vez dos de papel.

- Recuse folhetos de propaganda que não sejam de seu interesse.
- Separe o lixo doméstico e doe os materiais recicláveis para as cooperativas de catadores. Saiba que 80% do papel que consumimos são na forma de embalagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário