sábado, 6 de junho de 2009

Mantenha as vitaminas no seu corpo

As vitaminas são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo, elas produzem energia, são revigorantes, atioxidantes e rejuvenescedoras. E o nosso corpo não sabe produzir sozinho as vitaminas que necessitamos, por isso temos que introduzi-las por meio de alimentos.

Ao ingerimos, por exemplo, espinafre, cenoura e leite, estamos ingerindo a vitamina A, que serve para manter a integridade da pele. Comendo a gema do ovo, fígado e manteiga, nutrimos nosso corpo de vitamina D, que ajuda no crescimento, e na absorção de cálcio e fósforo. Os legumes e óleos vegetais são ricos em vitamina E, que é antioxidante e protege as células e tecidos.
Mas mesmo tendo uma dieta equilibrada, com a ingestão correta de frutas e verduras que garantiria a quantidade suficiente de vitaminas para o organismo, alguns comportamentos “queimam” as vitaminas que acabam não nutrindo nosso corpo.

Entre esses comportamentos, está o abuso do álcool que reflete de maneira negativa na absorção de algumas vitaminas como as B e C, a cafeína acelera a eliminação das vitaminas hidrossolúveis (todas do complexo B e a C). Observou-se também que mulheres que usam pílula anticoncepcional têm uma redução no nível das vitaminas B e C.

As cinco porções diárias de frutas e verduras recomendada pelos especialistas para abastecer o organismo de vitaminas necessárias, só vale para aqueles que não mantêm vícios que dificultam a sua absorção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário