sexta-feira, 15 de maio de 2009

Apaixone-se pela corrida.

Procurando prevenir doenças, e retardar o envelhecimento, inúmeras pessoas buscam hoje um estilo de vida saudável, que incluiu uma boa alimentação e a prática de exercícios.

Aproveitando, então, que este fim de semana terá em Goiânia uma prova de corrida vou apresentar os inúmeros benefícios que correr traz para a qualidade de vida dos indivíduos. E quem sabe depois de ler muitos de vocês já não comecem a treinar.

Primeiro, correr não requer um equipamento especial, apenas um par de tênis, short e camiseta. E da para praticar em qualquer lugar, não precisa pagar academia, qualquer parque ou rua pode se transformar em campo de treinamento.

Correr é bom para perder peso, controlar o colesterol, aumentar a capacidade cardiorespiratória, no aumento da massa muscular (suas pernas ficarão torneadas e fortes). Com a corrida as horas de sono serão bem aproveitadas, é neste momento que seu corpo vai relaxar e absorver os ganhos fisiológicos do exercício.
Quem corre não tem estresse, pois o hormônio cortisol liberado quando a pessoa está estressada é queimado durante a corrida. Aumenta a circulação corporal, aumentando a entrada de oxigênio nos tecidos e otimizando a função dos órgãos.

Mas para correr é preciso tomar alguns cuidados, os iniciantes devem começar a correr aos poucos e não ter pressa para aumentar as distâncias ou a velocidade de corrida, deixe que isso aconteça gradativamente. Não corra todos os dias da semana, e se possível corra sempre na mesma hora, assim o organismo vai acostumar com a atividade.

Uma boa postura também é muito importante, corra sempre mantendo seu corpo ereto e os cotovelos dobrados em aproximadamente 90 graus ao lado do corpo. Balance os braços sempre contrários aos movimentos das pernas a cada passada e após o treinamento caminhe por uns 5 minutos e em seguida faça um alongamento.

E nunca vá fazer qualquer atividade física, inclusive a corrida sem se alimentar pelo menos 15 minutos antes. Dê preferências a frutas ou barrinhas de cereais.

E se essas dicas te deixaram com vontade de correr, ótimo! Mas não se esqueça que toda atividade física precisa ser feita com orientação, preferencialmente de um professor de educação física, para que os benéficos e resultados sejam garantidos.

Um comentário: