segunda-feira, 18 de maio de 2009

Tudo tem sua hora


Segundo a cronobiologia, que é o estudo do tempo nos seres vivos, isto é os estudos do “relógio biológico” comandado pelo nosso cérebro, da alvorada ao pôr-do-sol, há uma hora mais adequada para comer, ir ao médico, amar, dormir e brigar. Então a partir de hoje, chega de acordar às 7 horas da manhã, almoçar às 13 horas e dormir meia-noite. Está na hora de escutar o seu relógio biológico.

7 horas é o melhor horário se tomar o café da manhã, pois o nível de insulina, hormônio que regula a produção do açúcar, é o mais baixo de todo o dia. E o nosso metabolismo está acelerado o que permite fazer uma grande refeição matinal sem o medo de engordar, então abuse de carboidratos, cereais, iogurtes, frutas e leite.

8 horas é a melhor hora para fazer sexo, pois além de ajudar na perda de peso, o sexo de manhã deixa a pessoa mais bem humorada nas horas seguintes, graças a produção de serotonina, o hormônio antidepressivo. Agora se de manhã for “meio difícil”, segundo a cronobiologia entre as 14 e 16 horas, nosso organismo rende mais com o menor esforço e o sexo pode ser muito bom.

Reserve às 10 horas para trabalhar, pois a memória esta em seu pico máximo nessa hora.

Meio-dia é o momento certo para almoçar um prato de massa ou de arroz, acompanhado de verduras, de preferência, cenouras, cebolas e beterraba.

Das 13 às 17 horas evite reuniões, pois nesse período estamos ansiosos e irrequietos.

Quando for marcar uma consulta para ir ao médico ou dentista, marque às 16 horas, pois o tratamento será menos dolorido. Se sentir dor à noite, tente resistir, afinal, entre meia-noite e 2 horas da manhã, acontece a produção de endorfina (o analgésico natural) e a dor vai diminuir.

Entre as 17 e às 20 horas é a hora que você tem para discutir e brigar, neste horário estamos com a nossa maior capacidade de coordenação e é mais acentuada a nossa rapidez para responder aos estímulos.

Às 18 horas é para fazer ginástica, pois até as 19 horas, a eficiência dos pulmões e do coração chega ao seu mais alto nível. E é nesse horário também que desfrutamos do ápice da adrenalina, o hormônio que aumenta a energia.

20 horas é a hora do jantar, mas dê atenção para frangos, peixes e legumes que têm baixo teor de gordura e estimulam a hipófise a produzir o hormônio do crescimento essencial para não acumular gorduras. Resista à tentação de comer carboidratos.

E às 22 horas é a hora de dormir. Com a queda natural da temperatura do corpo, o relógio biológico informa que esta na hora de dormir, se não respondemos a esse apelo, a próxima “chamada” é só depois de duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário